Visual Artist / Digital Artist/ Designer
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Visual Artist / Digital Artist/ Designer
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Referencies // Referências
// DESL I Z E – a propósito de Medicina & Artes
DES li z e i... rendida ao paradoxal e complexo sentir de que a obra artística de Acácio Viegas me faz sentir bem. InterAGI no diálogo proposto pelas diferentes manifestações e CRIAções que o ARTista nos oferece. RESpondi à convocatória da harmonia do rigor geométrico, à harmonia deslizante das cores presentes e ausentes, à espiriTUAlidade da manifestação artística. Contrariei a exPRESSA vontade da geoMETRIA, da FUNCIONALidade dos objetos EXTRApolada, e da objetivIDADE da comunicação imPOSTA, assim como da poliFONIA das técnicas e dos suportes.
ComunicaDOR na REPRESENTAção da alma, com linhas e cores que TRANSmitem SENTImentos, nUMA linguagem sua CRISTALizada, Acácio Viegas ALImenta a PLURALidade semântica e ajuda-NOS a reESCREVEr a nossa própria complexa REALidade e EXperiência, através de SÍMbolos e formas.
O seu pensamento artístico divergente encontra espelho no pensamento científico converGENTE. Encontramos nas linhas, formas, e cores, mensagens e reflexões do ARTista, no seu encontro com o EU e com o OUTRO, num equilíbrio que se impõe dinâmico e que se reNOVA no diálogo com o OBServador atento que se deixa embrenhar na estética, na técnica e na comunicação das suas representações artísticas.
Perceber a sua poética visual é conhecer o seu processo CRIAtivo, o seu caminho na busca do equilíbrio e da harmonia, caminho este experiencial e transdisciplinar, em combinações infinitas e ilimitadas.Acácio Viegas reserva um espaço ao observador através de um diálogo GENErativo que o seduz, nasenda do que quis expressar e do que expressou sem querer, de diálogos possíveis que harmonizam os universos da FIGURAção e da abstração. A sua obra permanece, assim, pauta de música para a alma do comunicador visual por onde FLUTUAmos BRANDAmente. Isso mesmo espelha o catáLOGO da exposição, da autoria do artista, uma Meta-Arte no sentido em que, a par do jogo semiótico, o CRIAdor usa a Arte para PARTIlhar a sua Arte.
ARTe superior esta de Acácio Viegas, pois é LIBERTAdora, já que a geometria que reescreve vai muito além do corpo VIsível. A duplicidade da condição gramatical do termo que dá título à exposição, ora imperativa, ora substantiva, abre-nos CAMINHOs. A escolha é nossa!
ISABEL PATIM
// Consciência para que te quero
"Em Acácio Viegas o caminho é o da afinidade o Tao Te Ching (Lao Tse), a procura para além da matéria, na sua forma visível de um território de imagens que perseguem o momento seminal, obras reveladoras de afeição ao suprematismo russo, com uma gama cromática restrita a cores primárias em que as obras ao negro, induzem o “nigredo” do acordar na transformação biológica, a morte do ego ilusório.
Esta dualidade, subliminar, inscreve-se inevitavelmente num corpo, sabe para o que não o quer; numa pesquisa entre a forma e o espaço reflectindo a inteligência da sombra, na busca que é referida em Gilles Deleuze como: “esta ferida já existia antes de mim.”
ÂNGELA CARDOSO// Venha deslizar…
Ao percorrer a exposição de Acácio Viegas, deslizei … e fui embater num bloco informe e incolor, um enorme concentrado que logo se tornou em multiforme fragmentado. Diga-se que aquele resvalamento acidental, foi uma espécie de momento experimental; no fundo, foi tal como a criação do mundo com a explosão inicial.
Das fraturas daquele aglomerado indefinível, surgiu um fracionado percetível; uma dispersão em quadraturas e curvaturas, enfim, um montão de figuras e perspetivas que se juntaram em pinturas e esculturas; sim, ligações construtivas geradoras de visões dedutivas.
Aquele resvalamento fraturante, que torna todos os todos impercebíveis em componentes cognoscíveis, é, afinal, um choque suprematista e construtivista, sendo, tão só, o toque do artista. Acácio Viegas desliza… para colidir, colide para desunir e desune para construir. Depois do embate soltam-se as esferas, fojem os retângulos, encurvam-se as linhas e endireitam-se as curvas, enquanto caiem os triângulos. E, após esta rutura, o artista passa a juntar aqueles bocados para permitir adivinhar significados. Não admira, pois, que a exposição tenha como explicação, o deslize… já que é ele que parte e escreve o prefácio da arte do Acácio.
Nesta arte enfática, vê-se que há uma parte matemática. Não é às cegas que Viegas junta as peças, já que se nota algo de euclidiano em cada plano, e alguma assimetria advinda da geometria. O artista não questiona nem inova as formas, antes as adiciona, relaciona e direciona em conjunturas que são pinturas e esculturas.
Acácio Viegas não é propriamente um artista cubista. A sua estrutura não se passeia em direção à síntese, antes se baseia numa ação de síncrese. Com as formas geométricas, produz uma visão de conjunto e não introduz uma redução ao assunto. O deslize é do sintético para o sincrético. O artista oscila entre o abstracionismo geométrico e o denominado cubismo sintético.
As cores e as formas são organizadas numa composição que se expressa numa conceção geométrica. Todavia foge à excessiva fragmentação dos objetos, permitindo a visualização do projeto.
Caro visitante, não se aleije, aprenda a deslizar apenas para criar.
ANTÓNIO PINHÃO FERREIRA
// A 'Última Ceia' retratada à luz do abstracionismo geométrico
17 de Agosto 2018
BIENAL DE ARTE SACRA
Paula MaiaÉ com duas obras da 'Última Ceia' que o artista vianense Acácio Viegas se apresenta na I Bineal de Arte Sacra Contemporânea de Braga, que decorre no Museu Pio XII até 3 de Setembro.
As obras integram uma colecção que Acácio Viegas tem desenvolvido desde 2015 dedicada aos 12 apóstolos de Cristo. A primeira obra surgiu em 2015, dedicada a S.Tomé, seguindo-se outro trabalho dedicado a Bartolomeu. São precisamente estas duas obras que estão agora em exposição no Museu Pio XII.
"As minhas obras são uma manifestação espiritual", revela ao CM o artista vianense que através da sua arte procura "reconstruir" a história de Cristo que nos chega ao longo de vários séculos, levando a que cada observador faça a sua própria reinterpretação, "construa a sua própria história".
São já três as obras dedicadas aos apóstolos de Cristo, mas Acácio Viegas diz que a colecção - que ficará concluída quando cada apóstolo for por si retratado - "não tem prazo para terminar". É sobretudo através do que chama abstracionismo geométrico que Acácio Viegas se expressa enquanto artista.Uma linha que sobressai nos dois trabalhos apresentados nesta bienal de Arte Sacra. "Os trabalhos são marcados por uma série de linhas e cores que pretendem transmitir sentimentos e mensagens a quem vê as obras", prossegue o artista que procura com a sua própria visão "despertar a consciências".
acacio.viegas@gmail.com | 2021 |